Povo da Bola,
é com orgulho e galhardia que vos comunico a descoberta (um Bem-Haja) do caramelizado Twitter de um Senhor que foi uma das inspirações para a génese deste vosso blog: o verboso Príncipe do discurso casuístico, Gabriel Alves.
Para primeira amostra, transcrevo-vos algumas frases e expressões da divindade geométrico-lúdica:
- "Após humilhar o Sporting a dois tempos, Bayern é vulgarizado no Camp Nou. Quem ri por último, ri melhor mas o Sporting, esse, chora."
-"Mesmo frente ao gigante Golias, o mero tocador de harpa pode sonhar. Porto possui artistas e música para embalar a Europa. Haja coragem."
-"Cajuda, a desilusão de um marinheiro com farol à vista incapaz de navegar para bom porto. No mar como no futebol, o seu rumo é a derrota."
-"Piloto a conduzir Briosa à vitoria. Em jogo digno de distrital, Domingos prolonga o jejum de Pacheco esta quaresma. Paciência."
-"Queiroz doma Zulus com beijo de Twala, o Judas Bafana. Entre amigos somam-se conquistas, faz-se a barba, mas não se limpa a imagem pobre."
-"Queiroz brando com alunos. Precisa-se dum Pol Pot ao comando dos Khmer Rouge, não um Kerensky a liderar o proletariado. Espera-se melhor."
-"Volvidos quatro dias, a final da Taça da Liga continua a jogar-se fora das arestas que definem o quadrângulo mágico do futebol. Uma pena."
-"A liga inglesa continua imparável. Emoção, espectáculo, a incerteza do resultado, um público afável com cantares simpáticos. Isto é futebol.
Prometemos estar atentos no futuro, garimpando o Twitter do Monarca da Prosa do Couro em busca de novas actualizações.
The G-Spot will be back.
* twitter de gabriel alves, um simples amante da geometria desportiva
16 comentários:
Gabriel Alves é, para mim, administrador honorário desta SAD. Deixo aqui uma intervenção do Mestre, incomportável para o espírito sucinto do Twitter. É 100% verídica.
«CECÍLIA CARMO – E como vão passar os clubes este Natal de 2002? Este é o grande tema da crónica desta noite do jornalista Gabriel Alves. Em jeito de balanço do que as equipas, jogadores e treinadores fizeram até agora.
MESTRE GABRIEL – O Natal está aí.
No Sporting, o leão está faminto de coisas doces que as estratégias do Sr. Boloni não conseguem dar. Jardel, o fado verde, já só canta a saudade…
Jaime Pacheco, no bolo-rei do Natal de 2002, encontrou a fava… do fim… de ciclos.
A águia não saboreia BROAS há oito Natais. De Castela chegou a liderança, mas ainda não vieram nem os “roscos navideños” nem os “mantecalos”, os belos doces castelhanos para darem festas felizes à Luz.
José Costa, na Póvoa de Varzim, constrói uma árvore luminosa.
Inácio, em Guimarães, acende LUZES de encanto no futebol da cidade da Fundação.
Artur Jorge regressa à Briosa. Antevêem-se, na época de Natal, exames difíceis.
Marinho Peres, em Belém, mantém a luz acesa. Os Reis Magos não se vão perder, certamente.
Carlos Queirós, em terras de Sua Majestade, é príncipe... United. Um “Merry Christmas” prometedor.
Scolari, o CHEFÃO da Selecção Portuguesa, já deu a receita: à mesa, à ceia, não há estrelas. Algo vai mudar MESMO na árvore da Federação.
Os dragões têm a mesa mais forte, a mesa mais rica, FARTA: broas, rabanadas, amêndoas, figos, filhozes, bolo-rei, lampreia, peru… e SONHOS de verdade. Em 22 jogos oficiais, 17 vitórias, 3 empates; Natal GORDO para José Mourinho, à procura dum altar em festa no futebol do seu país.
Boas Festas. Bom Natal.»
Essa dos "cantares simpáticos" é o Mestre a repetir-se a ele próprio. Há cerca de 15 anos ele disse isto (está registado):
«Barnes.
Ainda Barnes.
Bom trabalho de McManaman!…
FOWLER!...
…ooooOOOOH!…
…ah, ah, ah!... É mesmo futebol de ATAQUE!, com oportunidades de golo para um e para outro lado… a rasgarem as defesas de uma e de outra equipa, os ataques… Fowler agora a bater cruzado e McManaman a não chegar ali para a emenda; repare-se a desmarcação do ponta-de-lança do Liverpoooool… e depois o toque… enfim, uuum… remate que poderia… que saiu um pouco desviado, mas que poderia ter tido emenda de McManaman.
É futebol, é espectáculo… traz emoção… incerteza no resultado, duas grandes equipas do futebol inglês… uma filosofia de jogo muito própria… por isso os estádios estão cheios… o público… tem cantares simpáticos… as claques… são de festa… o interesse no desenrolar dos 90 minutos é ‘xxxtraordinário… e este é Robbie Fowler, de facto uuuum… jogador deeee… grande categoria, 21 anos, no clube desde ’92… já marcou mais de 100 golos pelo Liverpool… ele e McManaman são inseparáveis dentro e fora do campo.»
Não resisto, só mais esta do Mestre relacionada com o Liverpool (também devidamente documentada):
«Harkness… jogador pujante… jogador forte em termos… FÍSICOS… no Liverpool desde ’89… veio do… Carlisle United… gosta de passar férias em Portugal… e é fã do actor Michael Caine… eeeEEEEE GRANDE DEFESA AGORA… DE DAVID JAMES!!!! À QUEIMA!!!!»
Ao ler agora uma antiga - e unica - missiva do meu avo paterno, "escorreguei" aqui; "...o menino tem a obrigacao de notar que, nao so o pais em que vivemos hoje, mas o mundo e as relacoes sociais em particular, estao bem distantes daquilo que por nos poderia ser tomado como norma. O exemplo mais claro e-nos dado pela tremenda falta de consideracao, que cada vez mais nutrimos uns em relacao a outros. Hoje, antes de se apertar a mao a alguem a quem se deve respeito, cospe-se para o chao ou aponta-se o dedo indicador (o que significa manifestamente o mesmo!). Hoje vivemos numa sociedade que se autoproclama de "emocionalmente inteligente"..." "...hoje vivenos numa sociedade eminentemente Opus, onde aqueles que se reveem como "emocionalmente inteligentes" dominam o resto da gentalha que caminha por vielas de estreiteza e podridao...como diria o fernandinho!"
Quando deixei o meu singelo prognostico, em relacao ao vosso encontro com o Manchester, cometi o erro de apontar o dedo. De provocar uma reaccao da vossa parte. Muito me agrado, com a reaccao obtida. Uns nao perdem tempo a comportarem-se sob os designios impingidos por aquele que, de facto tem a superior inteligencia de saber que esta a iludir provincianos, 'a mais de vinte anos (e talvez muito por isso apenas pudesse sentir-se "de igual para igual" com uma menina de nome Carolina (a insonsa).
Voltando de novo ao jogo entre o FCP e o Manchester, queria apenas lembrar que diz muito (no que as vossas expectativas em relacao ao real valor do FCP diz respeito)o facto de a equipa ter sido recebida por um amontuado de gente ao regressar ao Porto...
Agora, mais do que antes, consigo imaginar o que se vai passar na segunda mao desta eliminatoria, depois de ter visto o combinar de algumas coincidencias. Tendo sido a primeira, o facto de o FCP ter feito o melhor jogo da sua epoca, e precisamente o contrario ter acontecido ao Manchester. Nao entendo muito de estatistica, ate porque como sabem se se juntarem dez membros da claque portista para comerem dez galinhas no espeto, e se dois deles comerem as dez galinha; estatisticamente cada um dos dez comeu uma...o que nao e verdade. Tudo isto para vos dizer que a coincidencia passada em Manchester 'e estatisticamente improvavel.
Again; good luck, anyawy
Ze (o tal!)
Em grande, Rodrigues - fizeste-me ir vasculhar o pc à procura dos mp3's com essas pérolas reluzentes do Gabi:)
Quanto ao troll exportado, resta-me parafrasear o Míner num qualquer treino do D. Chaves, após as constantes lamúrias do Guetov por não lhe passarem o couro, e indagar-lhe: "porque non te callas?!"
Por fim, e ainda voltando à temática inicial, resta-me dizer que na 1ª foto o Gabriel Alves parece um camionista norte-americano dos anos 80.
Cumprimentos.
O pessoal goza com o Gabi, mas a verdade é que dava gosto ver futebol com os seus comentarios. Ele é o Messi dos comentaristas.
Ah, um emigrante fanático, ordinário e xenófobo à escala regional, que decidiu começar a vomitar a sua estupidez num blog que nem clubista é. Era mesmo disto que a Cromos Da Bola, S.A.D. precisava...
Not.
Excelente resenha, Rodrigues.
Há por aí uma gama extraordinária de docinhos youtubianos sob a forma de resumos de Campeonatos Nacionais dos anos 90 narrados pelo Deus Gabi: cabeceamento vitorioso de Djoincevic relatado pelo nosso homem.
É o clímax da nossa existência enquanto Povo da Bola.
E agradeço ao anónimo das 18h57 pela feliz comparação - já imagino o Gabi na Route 66 a dar boleia a uma jovem fêmea de mini-saia e texanas. Com um galhardete no retrovisor a dizer simplesmente "FUTEBOL".
E só mais uma pérola do Deus Gabi:
Corriam os idos de 2002, e o Brasil defrontava a Inglaterra de Steve Harkness no Mundial da Coreia/Japão. Lembro-me de acordar de manhã cedo e ver o jogo ensonado directamente do meu escaldante leito de paixão...quando Ronaldinho é taharizado (expulso, pronto...) aos 58 minutos, pouco após ter feito o 2-1 para o escrete com um frango do mítico David Sémen.
Perto do final do desafio a realização introduz um oráculo que diz qualquer coisa deste género "Brazil - With 10 players since '58".
Deus Gabi reage: "Ohhhh...desde 1958 que o Brasil não tinha um jogador expulso!..."
:))
Quando digo que Gabriel Alves é um Mestre, sinto-o verdadeiramente.
Volta dessa empoeirada prateleira da RTP para nos deliciar, Mestre!
LOLOL lembro-me perfeitamente dessa no Mundial!
Parece que 1 terramoto passou por aqui!?!?!?!
Foi o nosso emigrante preferido, depois do Armando Teixeira.
Para que fique registado, nós aqui não somos como o Pedro Henriques. Ate permitimos uma ofensazita de vez em quando, mas quando se torna sistemática entramos no modo Martins dos Santos e distribuímos vermelhos a tudo o que é Tahar.
A bem da SAD, certamente.
É uma pena o Gabriel Alves não ter enveredado também pela carreira de treinador. Imaginem um flash interview com Manuel Machado - no canto vermelho - e Gabriel Alves - no canto azul. "Há jogo?" - diriam - "Que pena, temos de esperar mais duas horas pelo flash interview..."
enveredou pela carreira de Deus, nada mal...
se fosse treinador, acho que o teriamos ouvido menos vezes, o que seria imperdoável.
"Cech, prova viva de quem usa touca, está melhor na natação. Fábio Aurélio celebra com mariposa golo do Liverpool. Renasce a esperança."
Possa, de onde é que o homem vai buscar as metáforas?
Simplesmente genial.
Estou tão contente que até li o post 3 vezes só para não perder nada que pudesse ser importante...
Gabriel Alves, o Deus do Comentário, o João Querido Manha antes de João Querido Manha...Ouvi-lo nas tardes de Domingo a comentar a "Priiimeira Liga Inglesaaaaaa" no canal 2... Oh saudade...
Volta Gabi!!!
Acho que ate prefiro o http://twitter.com/octaviomachado.
"Toda a gente conhece o meu apreço pelo Benfica enquanto instituição. Como miúdo sonhava em jogar na Luz. Ainda hoje, meto gasóleo na Repsol."
Enviar um comentário